terça-feira, 14 de outubro de 2008

NOTÍCIA

Que notícia linda....
*
13/10/08 - 21h57
*
Turma de índios se forma em Pedagogia pela USP

Na semana do dia do mestre, o Brasil ganhou novos professores formados pela Universidade de São Paulo (USP). Mas a turma que recebeu o diploma é diferente. Se é festa, o traje tem que ser caprichado e a coreografia perfeita. O caminho para chegar até o local não foi nada fácil.
*
“A minha aldeia fica a oito horas de viagem. A gente saía da aldeia para ficar uma semana em São Paulo a gente pensava na comunidade, para não deixar morrer o que o nosso antepassado deixou para a gente e resgatar o que é nosso”, conta o formando Altiere Damasceno.
*
As comunidades não se contentam mais com qualquer agrado. O que eles querem é um futuro. Por isso foram atrás do conhecimento. “É um começo para mim. Pretendo estudar mais e levar o nome de minha comunidade em frente”, revela o formando Richard Caetano.
*
Richard e Altiere fazem parte da turma de 81 índios formados em pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). “Mais do que ensinar, eu diria que aprendemos bastante com eles. Aprendemos a ter paciência, respeitar diferenças”, afirma o professor Gustavo Killner.
*
Os novos professores vão dar aula nas próprias tribos em que nasceram. Estudantes não faltam. No estado de São Paulo, há 30 aldeias, onde vivem 5 mil índios: 1,5 mil em idade escolar. “A nossa preocupação é levar a nossa cultura. Temos que levar isso para a sala de aula”, reforça Richard.
*
O ponto alto da festa vai começar agora, é hora de receber o diploma é hora de participar de um momento histórico, da cultura indígena, no Brasil. Famílias inteiras lotaram o auditório. É a primeira vez que alguém tão próximo a elas consegue um diploma universitário. “Na verdade, quero ser espelho para meus alunos. Já estou sendo. Estou muito orgulhoso”, confessa o formando Antônio da Silva Santos.

Nenhum comentário: