terça-feira, 23 de dezembro de 2008

NÃO PEÇA DESCULPAS

Não escrevi errado o título, defendo mesmo o não pedir desculpas, porém em casos especiais. Dizem que pedir desculpas é sinônimo de educação, respeito e bons modos, ouvi que pedir desculpas é "nobre". Mas pessoalmente eu acho chato. Uma vez que nem todo "desculpe-me" é sincero. Quando temos certo comportamento, pedimos desculpas e tornamos o ato que à princípio era digno de um desculpe-me, mais um comportamento a ser constantemente desculpado. Se não há mudança de idéia e atitude... Então para quê pedir?

Claro que peço desculpas e acho bonito admitir um erro com a linda frase "Tu desculpa-me?". Mas esta palavra de respeito, bons modos e nobre, virou pop de mais para mim. E pessoas têm dito por dizer, ou para conseguirem algo em troca do perdão, como serem bem vistas ou até interesses mais graves. Usam dela no sentido de justificativa, como desculpa para não serem tão culpados, pretexto. O que se torna algo muito chato, por isso eu acho chato alguém se desculpar em casos especiais.

Fez algo que pertence ao teu comportamento natural, tua personalidade..?. se alguém não gostar. Paciência! Este é tu e não precisa desculpar-se pelo que és. Não dá para agradar nem a si mesmo, quanto mais ao mundo inteiro. Talvez neste caso quem precise desculpar-se seja o outro por não compreender em certos momentos que isto faz parte daquilo, ou vice versa. Que tal ato faz parte de ti e ponto final. A partir daí concordo que pedir desculpas esteja relacionado à respeito. Respeite o outro e peça desculpas por alguns momentos o interpretar mal.

Como é bom quando temos a oportunidade de sermos desculpados pelo arrependido. Quando ainda há a oportunidade de alívio e recomeço, com apenas um "te perdoo". Mas devemos usar desta palavra corretamente, não que haja uma planilha, mas usá-la quando realmente estivermos na idéia deste alívio e possibilidade de recomeço, para daí agirmos diferente. E quando alguém olhe para nós e peça desculpas, possamos acreditar que é de coração! Quando não sentir sincera vontade, não peça desculpas!

2 comentários:

Icaro Queiroz disse...

O que há de mais sensacional em viver?!
- O livre arbítrio e a democracia, onde podemos ser o que somos e expressar aquilo que sentimos, tendo em vista que se torna quase impossível expressar aquilo que somos – baseio-me na afirmativa que as pessoas mudam, estamos num processo constante de mutação, sendo assim o que somos hoje não necessariamente seremos amanhã.

Com base nisso, há controvérsias Marília.. E viva a democracia e o livre arbítrio, iuuupii.

A culpa pode ser vista de vários ângulos, até mesmo no teu post você o fez e ilustrou casos e casos – Isso mostra que um pedido de desculpa pode ser bem vindo e dito com naturalidade e com todo esse estilo “pop” e ainda assim ser autentico, desde que seja intrínseco a pessoa que o diz.

Existe a culpa onde a pessoa sabe que fez algo de errado e também a culpa sentimento, para está ultima é sempre válido um pedido de desculpa, visando que a culpa neste caso foi a reprovação de um comportamento próprio.

Culpa: é o sofrimento obtido após reavaliação de um comportamento passado tido como reprovável por si mesmo.

"Existe, sem dúvida, um remédio para cada culpa: reconhecê-la." por Franz Grillparzer

Marília Mafra disse...

A auto-defesa é uma coisa realmente surpreendente para mim.
Valeu o comentário Sr. Ícaro.

Bjo rs