quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Fim de ano...


Preciso montar a minha árvore de natal! Ando meio sem tempo por conta das provas da faculdade, mas esta semana já acaba. Minha família - embora muito pequena - tem uma grande tradição com o natal. Ceia após a meia noite; todo ano cada membro da família deve levar um novo pingente para a árvore. Começamos isso há 20 anos quando minha irmã nasceu, mas eu tô nessa há 19. Temos os mesmos pingentinhos de 1988, as vezes parece que não vão caber todos, é muito legal! Isso irá se repetir até eu e minha irmã casarmos.
.
Este ano, a família quis fazer algo diferente... Não quanto a árvore, mas em que lugar passar o natal. Estão me torrando a paciência com novas idéias e pedindo sugestões. Ah, que saco! Vamos seguir o método tradicional! Notei que a preocupação não era mais aquela essencial, e sim.... Aparências, coisas chatas. A família sempre tem que fazer essas coisas, este ano resolveram fazer com o natal. Idéias, idéias, programações, programações... Vamos pensar, vamos pensar. Estaríamos todos entediados com as tradições antigas? Não tentei responder esta pergunta para mim , mas fiz uma relação - bem subjetiva - com o mundo atual. Sabe... volto a falar da falta. No meu natal e no de muitos hoje, tem faltado o papai Noel saca? Falta uma criança para acreditar e escrever uma carta. Falo não de uma criança, com idade menor que 12. Falo do espírito de uma criança. Este pode ter em todos, em qualquer idade. Falta aquela fé inocente.
.
Não sei o que tem passado na cabeça das pessoas, nem o que tem passado na minha própria cabeça. Entendo como o mundo está mudando, a facilidade de conhecimentos tem tornado tudo tão prático. Mas não podemos perder a essência de viver, a sensibilidade de escrevermos neste natal uma cartinha ao papai Noel. Represento nossos sonhos com a cartinha, que escrevemos ou deixamos de escrever. E a esperança em nós e no mundo com o acreditar que o papai Noel lerá nossa carta. Uma metáfora sempre fica bacana, principalmente no mês de dezembro, onde todos se tornam "bons", afinal... É Natal! É virada do ano! Olha a classificação até para fazer o bem, como se existisse um período certo para fazer coisas boas. Como no carnaval, que é o período de fazer coisas sem juízo algum. Mas não é sobre isso que quero escrever hoje.
.
Contudo, que neste fim de ano as pessoas usem da liberdade de sonhar, e acreditar que pode acontecer o que se sonha no mais íntimo. Como quando eu escrevi sobre "Amantes da música", onde eu disse que devemos acreditam nas "intuições" do nosso coração, porque elas são verdadeiras!! Pode parecer muito estranho eu escrever isso, mas permita-se esquecer da razão em alguns momentos, pois milagres existem! Sabedoria para entender que cada sonho tem seu momento certo de se concretizar. Não se manter morto até que conquiste, mas aproveitar cada momento, sem muitas regras ou censura. Enfim, gozar a liberdade de uma vida sem frescura!!!

Nenhum comentário: