segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O IMPORTANTE É O QUE IMPORTA

Não sei como vou expor esta minha idéia hoje sem parecer uma neurótica, e sei lá se é uma idéia. Bom... Uma coisa tem me incomodado, como de natural. Sempre temos algo que incomode. Acho que vou preferir uma questão: O que realmente é importante para ti? Foi o que me perguntei o final de semana todo, não só em relação a mim mas tentei ver o que parecia importante para os outros. Não posso deixar de citar o rapaz que atendi sábado no hospital psiquiátrico, pois foi onde comecei a "pirar" nesta questão. O que de fato era importante à ele estando alí?

Depois tudo que eu via e ouvia ficava me perguntando isto. Fiquei com nojo de algumas coisas. Em determinados momentos notei que para muitos a importância está em coisas termináveis, e de fato, com valores limitados a este mundo. Tipo? Dinheiro, luxo, status sociais.Não é minha intenção uma escrita crítica hoje, longe de mim criticar o que é importante para o outro. Mas pô, será mesmo que coisas materiais são essenciais assim como muitos têm me apresentado? Uma coisa é tu conquistar bens nesta vida, é objetivo meu isso também. Outra é vivermos em função de "estarmos bem" exteriormente, com um estereótipo feliz e saudável enquanto que no privado há tristeza e podridão.

Agora, quão bom foi notar a pura essência de outros. É forte assim. Pessoas que se importam em deixar saudade quando se forem, diferente de pessoas que deixarão um glamour a menos no mundo. Ouvi no hospital "quero voltar à realidade" e quando eu perguntei o que era realidade para aquele rapaz, fui surpreendida com: "realidade é comer manga em frente ao mar e sentir que ela é gostosa." Perguntei: - É ter prazer? ... "Não é prazer, mas sim ter paz." Por um instante, me senti igualada ao mundo... que se esqueceu de que a paz vale muito mais do que um prazer. O importante naquele discurso estava em coisas tão simples, tão fáceis e revoltei em saber que pessoas querem armar valores no que não tem.

Será que o ser humano precisa sentir-se no pior lugar para valorizar o que realmente importa? Comer manga em frente ao mar não se paga, homem ou tecnologia alguma foram precisos para termos este privilégio, privilégio que não acaba... e sentir que a manga é gostosa, aí está a verdadeira importância metaforizada. Termos a capacidade de sentir a PAZ em particular, e darmos valor a isto hoje. Por que o importante tem que ser fácil?? Não. Mas simplesmente por que o importante já nos foi dado, basta termos a sensibilidade de aceitarmos.

Nenhum comentário: