quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O psicopata - Alerta

Eu resolvi escrever sobre este tema, pois estudo psicologia mais que tudo e psicopatia é uma peça que vou encontrar bastante na minha carreira forense. Quero escrever como forma de alerta, claro que nem todo "cara mau" é psicopata, mas sem dúvida alguma ele é quem menos podes imaginar. Ana Beatriz Barbosa Silva escreveu um livro chamado "Mentes Perigosas - O psicopata mora ao lado" (recomendo geral) e acho que não existe título melhor para o tema abordado. O psicopata não é simplesmente o cara que mata sem dó e veste roupas de filme de terror. É aquele cara que conquistou todo o mundo com sua simpatia e comunicação, ele faz a vítima sentar na sua mão - e como ele consegue isso fácil! - para então arremessá-la pelo abismo.
.
Um psicopata é capaz de acabar com uma família inteira, ele te faz amar sem sequer saber o que é o amor. É o cara inteligente, que fala de tudo, tem poder (o que é diferente de valor material). Digo "cara" no sentido figurado, a estatística é de que entre homens e mulheres na população, 4% é psicopata. Chocante? Muito. O cara que te traz sentimento de piedade e tu como um ser humano que és, age com generosidade e faz de tudo para ajudar, o psicopata vai usar este humanitário para acabar com a sua vida; seja financeira pedindo dinheiro emprestado; seja com tua carreira puxando teu tapete; seja com tua vida emocional, enfim.
.
A capacidade de certo e errado está no nosso DNA, ele tem isso, mas não sente qualquer medo ou preocupação com as consequências, ele age em função de conquistar sua própria satisfação, não vê leis, vive suas próprias regras totalmente ciente de que não está agindo corretamente. Não tem ligação com má criação e educação, quem nasce psicopata morre psicopata, é genético. Crianças violentas que matam animais por diversão podem apresentar uma psicopatia, os pais devem trabalhar essa estrutura desde cedo e direcionar para o bem, usar a estrutura irreversível de maneira positiva e sociável para o indivíduo, por isso nem todo psicopata mata de fato.
.
Não podemos confundir o psicopata com pessoas onipotentes e narcisistas, que também são estruturas parecidas, mas que estabelecem relações normalmente, têm a capacidade de amar e possuem empatia. O psicopata apresenta onipotência e narcisismo, porém todas as relações que estabelece é exclusivamente para seu benefício e em alguns momentos vai aparecer este interesse por sí só, geralmente, em momentos muito próximos ao "bote" final. Por isso minha alerta, procure conhecer o passado das pessoas que escolhes para convívio, a família, a infância, são dados importantes.
.
Lutar contra este cara é lutar contra o seu próprio humanitarismo, ele não vai mudar e cada vez mais sugará de ti o que for do interesse dele mesmo, após, jogará "o bagaço da laranja" no lixo. Sempre. Portanto, atentos a pessoas com essas características, ausência de afeto, culpa, piedade e arrependimento. Qualquer sentimento relacionado a empatia não existe. Mas cuidado! O psicopata finge amar de maneira talentosa, chora de modo que acreditamos na cena. Lembre-se sempre que ele não sente, não vai se chatedar contigo, tu não importas para ele. Ajude sim, mas a si mesmo, afastando-se de pessoas assim, não sinta culpa por deixá-las na lama onde possam estar, pois nem elas mesmas podem sentir isso.
.
Ana Beatriz relata uma observação bem pequena no meio dos capítulos do livro que acho importante compartilhar; eu já tive contato direto com psicopata e é muito verdade a colocação dela, a atitude dita "estranha"... Quando pensamos para nós "que cara esquisito", geralmente devemos tomar cuidado com ele. E pela minha percepção, aquela pessoa "perfeita de mais", atenção aí. É isso galera. Claro que existe um estudo enorme em cima do tema, mas para o blog e no meu foco que foi alerta para possíveis vítimas desses monstros, tá aí meu texto de caso. Vale lembrar que nada veio da minha cabeça, com minhas palavras e de modo que o leitor compreenda, são dados de estudos científicos.

Nenhum comentário: