sexta-feira, 19 de setembro de 2008

"PAÚCHA"


Nas férias de julho deste ano me chamaram de “paúcha”. A troco do quê? Acontece que aqui em São Paulo ouço sempre “cê tem um sotaque bonitinho, é gaúcha?”. Daí quando estou no Rio Grande do Sul ouço “tu tá uma guria tri paulistinha né?!” Bah, perdi a paciência de explicar toda hora de onde vim, onde nasci e porque tenho um “duplo sotaque”. Já tentei falar só paulistana, mas quando penso que tô legal... “Baaaaaaah meooo!” Embanana tudo de novo. Bem nessas!

Daí eu tento agir naturalmente, mas o meu natural é misto, ta confuso ainda. Fato é que estou começando a me irritar com isso. Uma vez eu estava discutindo e fui cortada com “cê nervosa fala mais gauchês sabia?” Meo, o que seria “gauchês”? Esta semana no elevador conversando com meu cunhado, a guria conseguiu interromper a conversa só para falar do meu sotaque, pra ti vê...
Daí pensei em escrever sobre isso. O que me injuria é que o mesmo acontece no Rio Grande do Sul também. Talvez eu seja uma “paúcha”. Meio paulistana, meio gaúcha. Bom, mediante a este apelido que meu pai criou, esclareço minha naturalidade. Conheço perfeitamente as minhas origens, minhas tradições. Guardo pra sempre em mim, com baita carinho, as lembranças do pampa amado, o cheiro de mate fim de tarde com aquele ventinho enjoado que só nas terras gaúchas têm. São origens, não completam o que sou.

Segui outro caminho. Trouxe o patriotismo que aprendi com as antigas tradições para a loucura de viver hoje, aqui. Sou da rotina paulistana, corrida, ativa, cansativa. Rotina que ainda me lembra a garra de lutar, lá das origens, do sangue dos Farrapos, e o orgulho de vencer por mérito. Não ratear e fazer a minha vida. Aprendi muito aqui e lá. Patrão velho me ajuda seja sul... sudeste.

Para terminar...
Uma das coisas simples que aprendi aqui é que temos que ficar felizes quando chega à sexta-feira. Hoje preciso estar feliz, e de fato estou. Depois das correrias da semana, alguns vão pra praia (é bastante comum), saem para comer ou dançar. Mas como hoje é uma sexta-feira fria não sei o que costumam fazer, eles gripam muito fácil. Eu? Capaz que não vou aproveitar o frio para preparar um chimas, e lagartear com meu guri paulistano.

E para os que ainda têm dúvidas, sou orgulhosamente paulistana.
Um ótimo fim de semana a todos!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei este post.. muito legal.. incluvise sua escrita, é uma verdadeira "Paúcha".. kkk

Bjo,
Icaro Queiroz
http://icaroqueiroz.blogspot.com/