quinta-feira, 11 de setembro de 2008

IR AO PSICÓLOGO


... estava faltando eu falar da psicologia.


Porque ir ao psicólogo?

Está forte a cobrança por terapia em minha classe na faculdade, por isso vou tentar esclarecer este “porque”. É de grande responsabilidade eu responder a pergunta “porque ir ao psicólogo?”. Por eu estudar a psicologia e fazer parte da minha ética profissional valorizar e acreditar no trabalho do psicólogo.

Em minha cultura aprendi a esconder minhas fraquezas, camuflar meus defeitos. Inserida em um grupo imenso com todos em busca da perfeição, ou passar essa impressão mesmo que falsa. Quanto mais perfeito, mais querido. E quem não quer ser querido? (Eu).

Aprendi que demonstrar nossos sentimentos parece tolo, sensível de mais, o que pode publicar nossa fraqueza. A primeira vez que a morte se apresentou em minha vida, todos me diziam “seja forte” e me senti certa disso, eu deveria ser forte e esconder que estava doendo. Imagino como seja este processo para os homens.

Equívoco. Minha fortaleza não poderia enganar tanto, uma hora ou outra minha sensibilidade era exposta, como ainda é. Com todos nós. Daí que entra o trabalho de nós psicólogos, mostrarmos nossa forma de ser não só um psicólogo, mas acima disso, ser um humano.

Reconhecer que em qualquer momento da vida podemos precisar uns dos outros é ser humano, isto é coragem. É amor próprio, vontade de viver mais satisfeito. Aprender com as situações da vida é mais fácil com a ajuda do outro. Melhor admitirmos do que sermos um ser falso. Seja um ser humano.

Vá ao psicólogo!!!

2 comentários:

placidoo disse...

conhece aquela música :

" polícia para quem precisa , polícia para quem precisa de polícia ".

e acho o outro layout , mais bonito.

Marília Mafra disse...

Não, não conheço esta música assim como tu possivelmente não conheça a palavra "resistência" na psicanálise.

Prefiro este layout.