sexta-feira, 5 de setembro de 2008

NOTÍCIA

Folha Online
02/09/2008 - 12h56

Elefantes sabem somar, diz pesquisadora japonesa

Que eles têm boa memória muito já se falou. Mas os elefantes não são bons apenas em lembrar as coisas. Uma pesquisadora japonesa descobriu que esses animais --mais especificamente os do ramo asiáticos-- também sabem somar.
Segundo Naoko Irie, da Universidade de Tóquio, em meses de exercícios de adição, um elefante acertou o resultado de 87% das operações, enquanto outro teve sucesso em 69% das vezes, informa a agência France Presse.

Elefantes têm capacidade de somar, indica trabalho recente da pesquisadora japonesa Naoko Irie, da Universidade de Tóquio
Em um dos testes, a equipe da pesquisadora colocou três maçãs dentro de um cesto e cinco em outro. Depois, acrescentou duas maçãs em cada um dos cestos. Em cinco de seis vezes, Ashya, fêmea de 30 anos do zôo Ueno, de Tóquio, escolheu o recipiente com sete frutas, mesmo sem ver seu conteúdo final.

Sabe-se que muitos animais têm a habilidade de escolher o maior entre dois números. Mas o percentual de acerto geralmente cai se os números são muito altos ou se a diferença entre os dois é pequena. No caso dos dois elefantes, a margem de acerto foi mantida.

Nenhum comentário: