quinta-feira, 17 de junho de 2010

Estar em São Paulo

Há alguns meses venho escrevendo este post e hoje quero postá-lo, para que os sulistas conheçam um pouco daqui e para que o paulistanos reconheçam o que é deles. Que não soe como uma crítica ou algo grosseiro, e sim como algo que eu realmente estranho e me dou o direito de indignar, debochar e comentar, depois de tantas piadas de gaúcho que venho ouvindo nos últimos sete anos na grande metrópole paulistana.
.
Uma das coisas que logo conheci quando cheguei em São Paulo foram os nordestinos e mineiros, que chegam aqui para "fazer a vida", como se ela não existisse na cidade natal deles. Eu cai aqui de balão e conto os dias para então respirar de volta para o Sul, mas as pessoas aqui vêm para fazer a tal vida. Bom, isso tudo faz com que eu realmente sinta dificuldade de reconhecer a "cara do paulistano", eles honestamente são minoria por aqui! Falando em pessoas, acreditam que tem um shopping que tem dia certo para cada tipo frequentar? Juro. Numa segunda-feira de tédio resolvi ir ao shopping com um amigo e fiquei surpresa ao entrar na praça de alimentação e assistir casais homossexuais como se estivessem numa balada noturna de GLS, pois é! Era o dia dos ditos viadinhos no shopping. Com todo o respeito, até achei interessante e criativo, mas e se eu estivesse com meu filho? Me informei melhor, talvez para saber qual seria "o meu dia" de ir alí e não me sentir um ET, tem até o dia dos surdos e mudos, neste dia penso que não há poluição sonora como em toda praça de alimentação. Enfim, fator curioso aqui na cidade e questionável em alguns aspéctos.
.
Algumas coisas realmente me chocam, costumes... Como moletom ser pijama, calça de brim ser chamada de jeans e ser a única usada para sair, sem falar que a mesma deve ser justa na bunda, o que para mim é algo terrivelmente desconfortável e faz de mim, com meu casado amarrado na cintura, um indivíduo titulado de "baiano" (é como eles chamam os tansos que não se vestem legal e o todo mais fora do padrão que eles curtem, ou melhor, que as revistas publicam.) Acho, com todo o respeito, que pessoas assim não sabem o que é estar bem consigo, mas vou respeitar. Dizem que mulheres se vestem para mulheres, eu penso que alguns paulistanos se vestem para as revistas. Quem será o mais fotografado esta noite? É o que importa. Uma passadinha rápida pelo tempo, 15 Cº é motivo de cachecol e luva eu nunca consegui usar... Preciso comentar sobre a dificuldade de comunicação que pechei por aqui, por exemplo, minhas amigas daqui já iriam perguntar "pechei, o que é isso?" Aqui as pessoas simplesmente não entendem o que é pechar.. "Capaz" então, sempre gera mal entendido. Capaz que isso não me tira do sério!
.
A comunicação é dificultada com fones de ouvido na população praticamente inteira, e as casas possuem em média dois computadores, os irmãos podem se falar pelo Messenger - por exemplo - facilita uma barbaridade, só se for a relação pessoal... deixada de lado! E por falar nisso, importante sempre lembrar que para ti ser bem querido aqui tens que ter Orkut, Facebook, MSN, Twitter, Formspring - me pergunte o que quiser e o todo mais, bombando... Ainda que todos tenham exatamente o mesmo intuito: Falta do que fazer com o tempo sempre mal utilizado. Ler sobre a história de São Paulo para que? Tem no Google quando eu precisar! Por falta do que fazer com o tempo eles ainda marcam de ir ao boliche, isso mesmo, como nossos tios chatos! Qualquer peça de roupa marrom aqui é dita de velho, mas jogar boliche é o que háaa! \o/ O calor humano é algo marcante na grande São Paulo, o trêm não se compara com o Trensurb; aqui é metrô, coisa fina e corre feito bala! Porém transporta quase quatro vezes a população de Porto Alegre inteira por dia, e saem notícias nos jornais como "Pesquisa revela que o metrô paulistano transporta nove pessoas por metro quadrado." Parece piada e impossível diante da física, mas é real. Sabe o jeitinho brasileiro? Tenho certeza que veio de São Paulo. Aqui tudo tem desconto e facilidade, difícil é conseguir qualquer coisa. Um paradoxo enlouquecedor!
.
Há uma divisão de atividades masculinas e femininas, natural. Enquanto as gurias discutem sobre o Paris e Renda da Pisqué ou o Rosa Chiclete e Véu da Colorama; os guris vão para o estádio de futebol. As mulheres não têm o costume de ir ao jogo, i n a c r e d i t á v e l ! Muitas vão, mas quando tu chega no estádio, só vê homem, é o paraíso por que diminui muito os gritinhos agudos e histéricos como "Nilmar lindoooo" e "Vaiii DagobertooooOo", já bastam os meus! Aqui os torcedores mesmo dizem que futebol é negócio, ao ponto de se o Guiñazu ir para o grêmio eu não me sinta traída pelo favorito, estranho! E para minhas amigas gaúchas, os guris aqui são bem diferentes, usam camisetinhas justas e são fortinhos, não bebem tanto... o que é bem melhor, mas acham que porre é beber tequila, vai entender, deve ser coisa de gente fina da cidade grande! Não são tão bonitos, mas cada um é de um jeito, aqui tem de tudo e para todas... Moreno claro, negro, loiro falso, homem com luzes foi o mais inédito que vi, tem gordinho, magricela, empresários e maconheiros ou os dois juntos. Cabeludos e barbudos também, esses são os meus favoritos. Os homens aqui têm tara por gurias de fora, isso é muito estranho por que sempre buscamos um par que tenha algo das nossas origens, mas aqui não parece ser assim, isso torna mais fácil ser mulher por aqui, não falta homem para mim, mesmo assim... Que saudade dos autênticos baguais, rudes e que sabem lidar!
.
Com o maior respeito por São Paulo, eu termino o post de hoje, dizendo que Sampa me faz feliz e me pira a cada dia, certa de que jamais seria EU sem meus dias na cidade; porém logo estarei de volta à Querência, acabada de coisas para contar. Porque um gaúcho é só saudade longe das coisas do Pago. Obrigada São Paulo.

3 comentários:

Carol disse...

Guria, concordo com metade do que você disse. Foi uma crítica dura, mas deve ser verdade.
É difícil enxergar a realidade quando se faz parte da história né?
Como nunca saí do casulo chamado São Paulo, pouco conheço de outras capitais, mas preciso dizer...sp é uma capital estranha...rs
Pra vc ter idéia eu não sabia dessa história de ter um dia certo para ir ao shopping. Bizarro. Coisa de sp mesmo. rs
Homens bonitos aqui? Verdade, muita bomba (academia) e pouco cérebro pensante. DETESTO a falta de masculinidade dos homens hoje em dia. To pensando em ir contigo pro sul, me leva??? rs
Vai que eu encontro o meu machão por lá! rs
Adorei saber tua visão de SP, nunca imaginei que vocês pensam isso da gente. Digo "vocês" porque muitas outras pessoas devem nos enxergar da mesma forma.
Agora, o que significa capaz??? rs
Paulista tem sotaque? rsrsrs eu juro que não....kkkkk
Coisa da cidade grande mesmo...rs

Bjus

Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol disse...

Ah, o cara lá de baixo...o comentário que ele fez não foi pra vc, na verdade ele só copiou e colou um texto que ele postou no blog dele. Ele fez isso em outros blogueiros e a galera reclamou disso no blog dele.
Infelizmente o papo filosófico nada mais foi que ctrl c e ctrl v. Ele escreve bem mas, em respeito ao blog dos outros ele deveria ler antes de comentar.
Percebe-se que fui xeretar o blog do cara né? rs abafa...

Passei aqui para te perguntar se te incomoda o fato de eu ter colocado o teu blog nos links do meu blog. Qualquer coisa me avisa que eu tiro.

Bjus

www.confabulatorio.wordpress.com