terça-feira, 25 de agosto de 2009

NOTÍCIA

Torcida de clube turco faz festa aos 16 do segundo tempo ganhando ou perdendo
.

Brasileiro do Trabzonspor, quarto maior clube do país, explica o inusitado comportamento dos fãs de sua equipe
.
Considerado o quarto clube mais popular da Turquia e o maior fora de Istambul, o Trabzonspor conta com uma torcida apaixonada e fanática, assim como as de Fenerbahçe, Galatasaray e Besiktas. No entanto, um fato inusitado a difere das outras da capital. Não importa se faça chuva ou faça sol, se o time esteja perdendo, ganhando ou empatando, em todo compromisso do clube, quando a partida chega aos 61 minutos (16 do segundo tempo), os torcedores festejam como se fosse um gol.
O motivo para a celebração é que 61 é o número símbolo da cidade de Trabzon, localizada na costa do Mar Negro, no nordeste da Turquia. Além de ser o código postal, o número também designa as placas dos carros do local. - Essa festa acontece em qualquer lugar, seja jogo em casa ou fora. Onde tiver torcida do Trabzonspor, vai ter a comemoração no minuto 61. Eles soltam fogos, pulam, jogam bolas e começam a cantar - contou o meia-atacante brasileiro Alanzinho, ex-Flamengo, por telefone, de Trabzon.
.
Segundo o ex-rubro-negro, que antes de atuar na Turquia defendeu o Stabaek-NOR por quatro anos, a estranha comemoração ajuda os jogadores em campo. - Na minha primeira partida, Tomei um susto. Foi logo na minha estréia, estávamos ganhando e achei que era comemoração por outra coisa, não entendi nada. Depois que fui saber que todo jogo é assim. Mas quando atuamos no nosso estádio, ajuda bastante, parece que o time vai junto. É um incentivo a mais seja para virar um jogo que estejamos perdendo ou se for para fazer mais gols quando estivermos vencendo – contou.
.
De acordo com o brasileiro, a camisa 61 do Trabzonspor é usada somente pelos ídolos do time. - A 61 vale mais que a 10 aqui no clube (risos). Para atuar com ela tem que ter bastante moral – afirmou, referindo-se ao atacante africano Ibrahima Yattara, que está desde 2003 no Trabzonspor.
.

Nenhum comentário: