sexta-feira, 24 de abril de 2009

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

Hoje é o "Dia Internacional do Jovem Trabalhador". Minha postagem será especialmente para os jovens que trabalham com determinação e conquistam credibilidade, confiança e muito mais na via profissional... Jovens que como eu, saíram do conforto de uma vida "sussa" e enfrentaram o mundo de "gente grande", seja qual for o motivo... que tiveram a coragem para isso, mesmo imaturos!
.
Momento de muitas dúvidas, algumas certezas e muitos caminhos distintos para escolher. Terminar os estudos, direcionar a carreira, se qualificar e encarar o cruel e competitivo mercado de trabalho, onde definitivamente nem todos serão nossos "amigos". Enviar currículo para as empresas, conseguir ser chamado para entrevistas e ouvir aquela perguntinha: "Tem experiência?"... Claro que não, né?! Ser jovem e trabalhador não é simples, o mundo parece ser bem maior do que verdadeiramente é. Mas sou prova viva de que é possível e conheço várias.
.
A Constituição do país proíbe a realização de qualquer trabalho por menores de 16 anos, exceto na condição de aprendizes, a partir dos 14 anos. Graças a Deus por esta condição! A Lei do Aprendiz trata de um contrato especial de trabalho, com tempo determinado de no máximo dois anos, direcionado a jovens com idades entre 14 e 24 anos. A empresa que contrata fica responsável por matricular o jovem em uma instituição qualificada de ensino, onde ele receberá aulas de algum curso de aprendizagem. As empresas de médio e grande porte são obrigadas a cumprir a Lei da Aprendizagem, porém, outras empresas, não importando seu porte, podem contratar aprendizes.
.
Fui contratada há 4 anos na TV Cultura como Menor Aprendiz, tenho muito orgulho de sempre contar isso, pois mudou a minha vida. Muitas novidades, responsabilidades além do nosso nível de maturidade. Caí de balão nesta empresa, totalmente ignorante na vida profissional. E como continuo sendo jovem, me incluo nesta comemoração. Parabéns em especial a todos os meus amigos que participaram deste projeto comigo e sofreram junto as dificuldades de uma vida adulta tão cedo, quero citar alguns: Mayara, Monique, Natália, Reinaldo, Otávio, Marina... Jovens que hoje são sucesso de verdade, e tenho certeza que conquistarão muito mais. Sou privilegiada por ainda ter contato com eles e assistir cada conquista!!
.
Vejo na minha vida que projetos como o Menor Aprendiz podem mudar o futuro de muitos jovens, aprendi não só como ser uma profissional, como me formei uma cidadã do bem! Agora geral... Jovens trabalhadores, parabéns para nós !!! Estarmos aqui não é para qualquer um!!! E o mais legal de tudo isso, é que tem muito mais pela frente........ Afinal, ainda somos jovens!

Nenhum comentário: