terça-feira, 29 de setembro de 2009

O que te motiva?

Por quantas vezes me pego reclamando. Reclamando do trânsito, da multidão, da chuva, do sol... A TOP 1 das minhas reclamações, reclamando por estar longe da minha terra. Noite passada acabou a luz em casa por causa da chuva. É o verdadeiro caos, não tem como negar.
.
Tem que existir algo que faça valer à pena. Outro dia no ônibus vi um mocinho, jovem, com deficiência nas duas pernas, em pé no corredor. Eu me perguntei "para onde será que ele está indo?" Sei lá... qual seria o lugar que levaria alguém naquelas condições sair às 6h da manhã, sozinho e pegar um ônibus superlotado. A necessidade?
.
Alguma... sei lá, vou chamar de coisa, deve fazer com que a gente acorde todos os dias e tenha talvez coragem para ... Enfrentar os medos, superar os limites, encarar a vida e fazer o todo valer a pena. Ter graça. Se não for assim, palhaçada!
.
Há quem viva por paixões, meu pai por exemplo, o cara foi muito feliz por a música ter valido a pena na vida dele, é assim até hoje e será até que ele se vá para sempre. Me pergunto o que me motiva. Qual a minha vontade. O desgosto aqui é muito grande.
.
Eu reclamo de mais, verdade, mas ando percebendo que Quintana poderia ter dito apenas uma de suas frases para ter valido tanto como escritor, "o pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso."
.
Cada qual com seu fardo, não dá para botar na balança. Estruturas diferentes. Final de semana comentei que a coisa que eu mais detesto no mundo é a desigualdade, e fui obrigada a ouvir que ela irá existir sempre, em tudo, onde quer que seja. E é verdade.
.
O jeito é buscar um refúgio como os cristãos? Quem saberá... ?... Conheço muitos que vivem a vida em função de um dia irem para o céu ao lado de Deus. Perdido não é aquele que não sabe onde está ou para onde ir, e sim aquele que seja onde quer que esteja, não sabe para onde quer seguir. Eu preciso saber o que quero, o que realmente me motiva.
.
Superficialmente, hoje, eu diria que é minha faculdade, minha formação, a psicologia. Enganar a ti mesmo traz a pior culpa. Sem saber nomear, ainda bem que no Brasil existe a palavra saudade. Talvez o que me motiva seja a vontade de conquistar o máximo aqui para um dia poder voltar e dizer que valeu a pena.
.

Nenhum comentário: