terça-feira, 8 de setembro de 2009

ASSUNTO ATUAL...

Cuidados de mais, adoece. Cuide com moderação!
..
Afinal, tudo em excesso não é legal. Vejam...
..
Medo da nova gripe pode causar distúrbios psicológicos - Estresse, como o causado por pandemia, desencadeia depressão. Precaução não pode afetar a vida das pessoas, dizem especialistas.

.
Para os psiquiatras é fácil explicar: trata-se de um distúrbio de comportamento. Para as pessoas que tomam cuidados excessivos para evitar a nova gripe, no entanto, o problema não é tão claro. Começa como um receio injustificado. À medida que as notícias ruins vão aumentando, a sensação dá lugar ao medo e à certeza de que algo ruim está prestes a acontecer.
.
Aos poucos, a rotina está modificada e passa a girar em torno dos cuidados exagerados para se manterem limpas e a salvo do vírus desconhecido. Situações de estresse como a causada pela pandemia da nova gripe são apontadas pelos especialistas como desencadeadoras de depressão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 121 milhões de pessoas sofrem da doença em todo o mundo e uma das manifestações de quadros depressivos é a ansiedade.
.
De acordo com o conselheiro do Programa ABP Comunidade, da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Leandro Nascimento, a ansiedade é uma sensação comum a todos os seres humanos. Porém, em excesso traz sérios prejuízos. “Na maioria das vezes, essa sensação é benéfica, pois nos prepara para um evento novo”, explica. “Quando a ansiedade é constante aumenta a produção de cortisol (hormônio associado ao estresse) e isso pode gerar sintomas de depressão.”
.
Porém, são as pessoas com tendências para o desenvolvimento de problemas como o transtorno obsessivo compulsivo (TOC), hipocondria e fobias que acabam sofrendo mais com a situação. “Até 3% da população pode apresentar transtornos com características repetitivas, como o transtorno obsessivo compulsivo e a hipocondria”, afirma Nascimento.
.
Enquanto hipocondríacos não conseguem deixar de pensar (e de ter certeza) de que estão doentes, as pessoas que sofrem com fobias (como o medo de ficar doente) temem, por exemplo, serem contaminadas, explica a psiquiatra e coordenadora do programa de distúrbios obsessivos compulsivos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Christina Hajaj Gonzalez.
.
Já as pessoas com TOC desenvolvem comportamentos repetitivos, como forma de se certificarem que estão seguras. Assim, uma pessoa com temor de ser contaminada por qualquer tipo de vírus pode, por exemplo, ter o hábito de lavar as mãos continuamente até o ponto de gastar um sabonete por lavagem e ou até mesmo se machucar.
.

Nenhum comentário: