quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Dia Internacional do Livro Infantil

... Por que ler é fundamental em qualquer idade. Tudo começa, nada mais justo, na infância!
.
Instigar as crianças à lerem é de extrema importância na função de pai, mãe ou educador.
.
Desde 1967, o Dia Internacional do Livro Infantil comemora-se em 2 de abril, dia em que nasceu Hans Christian Andersen (1805-1875), consagrado escritor dinamarquês, autor dos mais conhecidos contos infantis. Esta comemoração tem como objetivos fundamentais inspirar o amor à leitura e chamar a atenção para os livros infantis. Hoje já liguei para minha priminha linda Maria Eduarda, que há alguns meses aprendeu a ler e contei da comemoração deste dia. Recebi a linda resposta "Tenho muitos livros, sabia?!"
..
Uma das coisas que mais me emocionou com a Duda, foi quando minha mãe me deu um texto que havia achado bonito para eu ler, e com preguiça deixei no colo... pensei em dar uma lida "jajá". Na surpresa, a Duda pegou a folha e começou a ler para mim, com as dificuldades, porém com a persistência da criança, juntando as sílabas e com uma humildade singular me perguntava como era o som em casos de cê-cedilha. Ela é o meu maior orgulho!
.
Comemorando este dia, quero deixar registrado em meu blog o primeiro livro que eu li e que foi inesquecível para mim. Nossa, faz muito tempo! Eu ainda morava no Rio Grande do Sul, sempre odiei ler - por incrível que pareça - e este foi um dos pouquíssimos na infância que me envolvi hahaha... Bom, ele chama-se "Difícil Decisão" da Juciara Rodrigues, segue a foto da capa. Eu sempre cito ele nos enquetes que respondo no item "livros", pois ele realmente marcou para mim neste ponto, de que foi o meu primeiro livro a chegar à última página. Não o tenho, foi empréstimo na biblioteca do colégio, mas a lembrança existe até hoje.
.
Muito gostoso lembrar, valeu. Hoje, sem dúvidas, é um grande dia!!! E é isso aí, delicioso escrever este post. Abraços...
.

Nenhum comentário: