sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Tanto faz

- Vai querer o quê?
- Bem, tanto faz.

"Tanto faz" não é resposta de quem não sabe o que quer, "tanto faz" é resposta de quem não sabe como falar aquilo que realmente quer. Porque eu não consigo acreditar que alguém realmente não tenha preferência por mussarela ou calabresa. E se a vida chegou ao ponto, em que vermelho e azul sejam indiferentes para esse sujeito, me desculpe, mas ele permitiu que a própria vida virasse um "tanto faz", em algum momento que podemos refletir sobre diversas questões.

- Quer começar?
- Tanto faz.

Quando a vida nos dá a oportunidade de iniciativa, "tanto faz" pode ser a nossa negativa, afinal quem começa não faz pergunta nem oferece alternativa, simplesmente toma a frente com ação. Se achar que é a hora, basta à você saber que é, vai. Comece. Escolha começar. Porque na vida nem sempre nos é dada a oportunidade de escolha, e ainda que não haja esta, houve então a escolha de uma não escolha. Como um plano de não plano, eu sempre digo isso. Mas que seja verdadeiramente tua essa opção e, de mais ninguém.

- Pedi laranja para você, tá?
- Já pediu? Ah, tanto faz.

Mas acontece que nem sempre a pergunta vem aberta, e aí fica ainda mais ousado você se opor ao "tanto faz", como se fossemos obrigados a responder aquilo que a própria pergunta nos traz. E não tô falando de perguntas concretamente, tô falando de convívio, de vida, de prática, de dados empíricos que pude observar. Algumas pessoas têm a covarde mania de provocar o "tanto faz" alheio e impedir assim, a existência do outro, que agora vive nas suas condições impostas. Não foi uma gentileza, foi uma condição controladora. A laranja já estava à caminho, mas naquele dia ele queria manga.

E ai chega no momento em que não há mais perguntas. Os gestos te humilham. A profundidade te domina. O "tanto faz" sentido te apaga. Em absolutamente qualquer época da tua vida, jamais se permita viver de momentos que tanto fazem. Dia nenhum "tanto faz" deve ser a tua resposta. Para que se por alguma razão, não houverem mais perguntas, seja somente o teu querer sobre si e sua existência que falem daquilo que nasceu para ser. Esta oportunidade é única, seja também.

Nenhum comentário: