sábado, 2 de junho de 2012

Ninguém me avisou que eu poderia pirar. Prepare-se!

Quando uma mulher quer ser mãe, e programa isso... ela procura por seu ginecologista e organiza toda a "coisa", melhora seu plano de saúde e toda aquela rotina bonita que deveria acontecer com toda mulher. Não foi bem assim comigo, engravidei sem planejar, mas no decorrer percebi que mais importante que todo esse pré planejamento, era o preparo emocional para ser mãe. Quando se é mãe, se é mãe apenas. É difícil estar bonita para o marido, o que compromete o cargo esposa. É difícil estar bonita para si mesma e fazer qualquer coisa que tu antes costumava fazer, o que compromete o cargo eu, ou ego, como preferir. Quem trabalha, troca o serviço pela tal licença maternidade, tão esperada; mas que quando chega, tu te pergunta como sobreviveu na infância e adolescência sem trabalho. A vida se torna muito mais esquisita sem a tua rotina trabalho e cansaço. A vida muda completamente...

Eu percebi que o corpo humano é perfeito, e ao menos que tu tenha algum problema de saúde, as coisas acontecem muito perfeitamente, o ginecologista apenas te acompanha. Agora, a parte que realmente pesa e precisaria de um pré planejamento, é a tua estrutura emocional. Esta não acontece tão perfeitamente como as mudanças fisiológicas, ou tu está preparado, ou simplesmente não. Se tu não te prepara pra esse detalhe, o bicho pega! Percebi também que não é difícil ter uma depressão pós parto, por mais que tu queira teu filho, a tua vida mudou complemente em questão de minutos... a gravidez não muda a vida de ninguém, o nascimento do teu filho é onde tu percebe que absolutamente tudo mudou dali em diante. E tu tem que segurar essa barra, minha querida! Sabe até quando? Até sempre. Sabe a partir de quando? A partir deste instante, quando tu ouve aquele chorinho sofrido cheio de saúde. É agora! É dada a largada para uma nova mulher que tu nunca imaginou poder ser, é hora de ser mãe! Eu não estava preparada emocionalmente para isso e, quase pirei. No hospital mesmo e também alguns dias já em casa.

Li muito durante a gravidez sobre os sintomas que eu iria sentir, sobre o trabalho de parto, sobre cesárea ou parto natural, sobre posição para deitar, comidas e bebidas permitidas, amamentação, como trocar fraldas, tudo que uma mãe de primeira viagem tem dúvida e direito. Mas eu me esqueci de ler sobre a minha mente. Recebi conselhos de todos os tipos que pode imaginar, simpatias velhas até cansar, dicas de como fazer dormir, conselhos de como voltar ao peso normal, azia vem cabeludo, não azia vem careca, parto cesárea a recuperação é difícil, parto natural dói demais; eu ouvi de tudo, muita coisa era verdade, mas muita era mentira. Mas mesmo com tudo que ouvi, ninguém me disse que a minha cabeça iria pirar caso eu não a preparasse para deixar de ser eu, a passar a ser apenas mãe.

Pra um casal decidir ter um filho, de início, a futura mamãe tem que querer três vezes mais que o futuro papai, o filho definitivamente é da mãe... o pai vai ajudar e pode até ser um paizão, mas quem dá de mamar a madrugada toda, é tu mamãe! E como cansei de ouvir "você pode dormir a tarde toda", como se as roupas e louças se lavassem sozinhas, assim como as roupas passadas e a comida na mesa. O papai trabalha, a mamãe dá de mamar!!! Isso tudo é preparo emocional, que eu não fiz e sempre vou alertar minhas amigas que querem engravidar e qualquer mulher que ler este post. Prepare-se emocionalmente para ser mãe, mais que qualquer cálculo de ovulação! O corpo é sábio, tudo acontecerá naturalmente... Mas a tua mente, precisa ser avisada da criança que tomará conta dela por bons e abençoados anos! Por aqui acabou de começar e, eu dei um jeito de avisá-la antes de enlouquecer. Não enlouqueça, prepare-se!

2 comentários:

San disse...

Que linda! E ninguém mais forte e emocionalmente preparada para a vida que você, amiga! Parabéns pela Soph!

Mãe a Flor da Pele disse...

Se tivesse acompanhado meu blog saberia disso tudo ...tá tudinho contadinho e explicadinho por lá ...rsrs
Ser mãe é entender aquela frase " quando vc tiver um filho tudo vai mudar"
E não é que muda mesmo ....rs
Bjs