![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZ8SzZ_2Qag0MNa_gN9X0fTZm4HoJkSBTHDwS8LqFcnLHpwkurN0DsIak8WJz-AiVPHphhTQnppkIsSpYZn4uGg7MogeTySItc5hHkm6A0Kq_a7OGhTZAuVwIEyZsqmx2zK1NbVfDgjcGq/s200/eb4153403b5246038e39bc11d794f3afacfbdecf-destaque.jpg)
.
O que leva uma pessoa a tirar sua própria vida? Pergunta que fica sem resposta exata para a medicina, psicologia, psiquiatria, sociologia, filosofia. Na psicologia, o assunto está relacionado a depressão, traumas, desamparo, angústias, medo... A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula o aumento de 60% no número de suicídios nos últimos 45 anos, estima-se que 60 mil pessoas tentam se matar, e que 3 mil têm sucesso.
.
Infelizmente no Brasil, onde anualmente 45 mil pessoas morrem assassinadas, 3 a 4 mil morrem por suicídio, logo, a prevenção de suicídios não é prioridade. Parte do prejuízo para a existência e vida humana. Gente, isso é triste de mais! O que leva 4 mil seres a desistirem de si? Entre eles adolescentes, jovens e velhos, homens e mulheres. Enquanto não achamos resposta para isso, podemos acolher as 41 mil que ainda não atingiram êxito em suas tentativas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigUg-T78jve1wpRDM1hWgvUawbnJPuxN6woKro2vGbBgIgAxdg3Fdwi2eDFUokTAHceAglwBcCES_frigSR25_BB_VBiGpc4PZhN7VBeLEjfsAo3I5dzV7PKR67iH4LgwUqu0zKKfrvl5z/s200/15.jpg)
Li uma frase de Mário da Silva Brito na Psique esta semana, onde ele diz "Na verdade o suicida não se mata. Elimina, com sua morte, os que o aborrecem ou incomodam. É portanto, um assassino." (1916). Uma verdade? Possível. Porém estes "assassinos" um dia foram gerados, e têm o direto à vida! Básico culparmos o suicida, temos o livre-arbítrio. Complexo é ter o dom e sensibilidade de oferecer-lhes a alegria de reviver.
.
Vale colocar que para alguém tirar sua própria vida, ela "morre" dentro de si primeiro, achei um belo ponto de vista de G. Flaubert (1821-1880) "Há mais suicídas no mundo do que imaginamos, mas são suicídios parciais. Muita gente destrói as mais belas porções de si mesmo, e não sua vida. Eis tudo. O homem que põe termo à vida não é culpado de deformação própria. Destruir-se por inteiro, de um só golpe, é respeitar mais seu ser imoral do que seria multilá-lo em vida, das duas mais nobres faculdades e aspirações." Atentamos aos sinais, 90% dos suicidas apresentaram sinais antes de se matarem.
.
.
Nunca preencheremos a resposta para o "por quê" do suicídio, junto a nossa dificuldade de compreendermos que alguém desistiu da própria vida. Muito se pesquisou sobre este assunto e a principal conclusão desses estudos é que em 90% dos casos, existia um transtorno mental, como topo vem
a depressão. Transtorno importante nestes casos é o Afetivo Bipolar (TAB), caracterizado por alternâncias entre fases de mania e depressão, este afeta 1,5% das pessoas. Tenso! Eu como ser humano deixo a "dica", há pessoas que estudaram muito para auxiliar em casos como estes, pessoas que existem para preservar a vida. Elas estão aí, busque a vida!
.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-ZUDiP3WEGJtHL-FQ2IWVmm9RlZhVO_3iZO01rPfO-4OETvrriWBHEVvNotC5xjVMACFWIkOtupykNnhdU2WFXQkjm9vHNU9PMvxch7TfGa79nPBmPaEGxOjINRtI4pXQbhDssU__n7Jo/s200/de_bem_com_a_vida.jpg)
.
"Quanta gente queria suicidar-se e contentou-se em rasgar a própria fotografia" Jules Renard (1864/1910). Sempre haverá duas saídas... Escolha viver!
Nenhum comentário:
Postar um comentário